ATIVIDADE 1.5
Nome do programa: O que é efeito estufa? http://educar.sc.usp.br/licenciatura/2003/ee/Efeito_Estufa.html
http://www.ambientebrasil.com.br/composer.php3?base=./carbono/index.html&conteudo=./carbono/artigos/efeitoestufa.html
http://portaldoprofessor.mec.gov.br:8080/recursos/12645/zip/Efeito%20estufa/Efeito_estufa.htm
http://www.comciencia.br/reportagens/clima/clima08.htm
http://www.geocities.com/Augusta/7135/estufaconsequ.htm
Áreas do conhecimento envolvidas:Ciências Naturais
Autor:Lívia Raposo Bardy
Co-autores: Erwin Doescher, Andréa Marques Leão Doescher
Descrição: Na minha opinião seria necessário um conhecimento prévio do assunto sim. Antes de solicitar aos alunos que falem sobre efeito estufa seria bom realizar uma experiência simples feita com dois copos de água; papel alumínio; caixa de sapatos; tesoura e filem plástico. Essa experiência está bem descrita no site: http://videoseducacionais.cptec.inpe.br/swf/mud_clima/14_experiencia_efeito_estufa/14_experiencia_efeito_estufa.shtml
Para a partir daí questioná-los sobre o assunto.
Os sites utilizados como recursos tecnológicos são bons porém a principal animação que deveria demonstrar como o calor fica preso deixa um pouco desejar. Deveria dar uma dimensão maior do fenômeno. Pela quantidade de textos deveria ter um número maior de aulas. São muitos conceitos a serem assimilados. Além da avaliação da participação dos alunos que é muito importante, poderia ser solicitado um relatório com as questões mais relevantes do efeito estufa, ou seja, o que é? Causas? Conseqüências?
É bom que o professor deixe que o aluno tenha autonomia com relação ao trabalho, ou seja, é pedido aos alunos que apresentem as conseqüências do efeito estufa para Terra e para nós seres humanos enquanto habitantes de planeta.
http://www.ambientebrasil.com.br/composer.php3?base=./carbono/index.html&conteudo=./carbono/artigos/efeitoestufa.html
http://portaldoprofessor.mec.gov.br:8080/recursos/12645/zip/Efeito%20estufa/Efeito_estufa.htm
http://www.comciencia.br/reportagens/clima/clima08.htm
http://www.geocities.com/Augusta/7135/estufaconsequ.htm
Áreas do conhecimento envolvidas:Ciências Naturais
Autor:Lívia Raposo Bardy
Co-autores: Erwin Doescher, Andréa Marques Leão Doescher
Descrição: Na minha opinião seria necessário um conhecimento prévio do assunto sim. Antes de solicitar aos alunos que falem sobre efeito estufa seria bom realizar uma experiência simples feita com dois copos de água; papel alumínio; caixa de sapatos; tesoura e filem plástico. Essa experiência está bem descrita no site: http://videoseducacionais.cptec.inpe.br/swf/mud_clima/14_experiencia_efeito_estufa/14_experiencia_efeito_estufa.shtml
Para a partir daí questioná-los sobre o assunto.
Os sites utilizados como recursos tecnológicos são bons porém a principal animação que deveria demonstrar como o calor fica preso deixa um pouco desejar. Deveria dar uma dimensão maior do fenômeno. Pela quantidade de textos deveria ter um número maior de aulas. São muitos conceitos a serem assimilados. Além da avaliação da participação dos alunos que é muito importante, poderia ser solicitado um relatório com as questões mais relevantes do efeito estufa, ou seja, o que é? Causas? Conseqüências?
É bom que o professor deixe que o aluno tenha autonomia com relação ao trabalho, ou seja, é pedido aos alunos que apresentem as conseqüências do efeito estufa para Terra e para nós seres humanos enquanto habitantes de planeta.
Nenhum comentário:
Postar um comentário