ATIVIDADES DO MÓDULO III
TEMA: planejando uma aula.
Profª: Marineide Nascimento
Aluno: Diego Kampff
Atividade
3.5 – Planejando uma aula.
O que o aluno poderá aprender com esta aula
§ Apelidar algumas circunstâncias em que usa o computador no seu cotidiano;
§ Reconhecer a função de alguns equipamentos do computador (CPU, teclado, mouse, monitor etc.);
§ Reconhecer a linguagem usada no computador;
§ Utilizar o computador para fazer um registro com desenhos e texto.
Duração das atividades
2 aulas.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
- O computador no dia a dia;
- Função e linguagem usada no computador.
Estratégias e recursos da aula
1º OCASIÃO:
O professor poderá iniciar a aula, questionando:
- Quem conhece um computador?
- Quem tem computador em casa?
- Para que serve o computador?
- Como podemos usar o computador?
Após esses questionamentos, o professor poderá anotar as informações que as crianças falaram na lousa ou papel madeira. Caso a escola tenha sala de multimídia, o professor convidará as crianças para visitar a sala e mostrar um computador.
2ª OCASIÃO:
As crianças irão à sala de multimídia ou outra sala que tenha acesso ao computador, e explicará as funções de cada equipamento (teclado, monitor, mouse e CPU). O professor poderá combinar com algum profissional desta área ou outra pessoa que entenda do assunto para auxiliar na explicação. Se a instituição não dispuser destes equipamentos, o professor poderá levar gravuras e apresentar a turma.
3º OCASIÃO:
O professor continuará a aula solicitando uma pesquisa sobre a linguagem usada no computador. Para essa atividade, as crianças precisarão da ajuda de um adulto. Na sala de aula, numa grande roda as crianças expressarão oralmente as informações.
4º OCASIÃO:
O professor levará as crianças na sala de multimídia para manusear o computador, como por exemplo: escrever seu nome, elaborar desenhos, escrever algumas informações que aprenderam sobre o computador, etc. Caso a instituição não disponha de uma sala de multimídia, o professor deverá providenciar antecipadamente um computador para este momento.
Recursos Complementares
Links para consulta:
Historia do computador: http://pt.kioskea.net/contents/histoire/ordinateur.
Função e tipos de computadores: http://www.cultura.ufpa.br/dicas/progra/protipos.htm
Avaliação
O professor observará se:
Nomeia algumas situações em que usa o computador no seu cotidiano;
Conhece a função de alguns equipamentos do computador (CPU, teclado, mouse, monitor etc.);
Conhece a linguagem usada no computador;
Usa o computador para fazer um registro com desenhos e texto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário