sábado, 30 de julho de 2011

Ativ_4.5

Ao chegar nesse ponto desse estudo, entende-se que não há como esgotar esse assunto, o papel do professor de ciências para as sociedades é de suma importância. Por isso, faz-se necessário refletir sobre o desafio de repensar a ação pedagógica na Educação Infantil. Faz-se necessário uma qualificação para o exercício docente que vá além do domínio do conhecimento específico na área, mas que se prepare para fazê-lo pedagógico na busca de se encontrar saídas para as situações desafiadoras para a construção de um novo homem. 
A humanidade vive a Era da Incerteza e do professor é exigido que preparem seus alunos para essa Era. Infelizmente, as maiorias dos professores de ciências ainda encontram-se arraigados a posturas inflexíveis e ancorados em uma metodologia de aprendizagem que desvincula: o ensino de ciências do fazer ciências; o resumo da pesquisa. E esse processo faz com ele/professor, transforme seus alunos em reprodutores de saberes, ao invés de construtores de conhecimento.
Acredita-se que o melhor caminho para a mudança que ora exigida é a mudança de crenças e mudar crenças é um processo doloroso, pois exige uma reflexão profunda sobre o fazer pedagógico. 
O momento histórico exige um novo comportamento docente, faz-se necessário que se eduque para a vida, para a flexibilidade, para o convívio em grupo, para o desenvolvimento das habilidades de relações harmoniosas entre homem/sociedade e meio ambiente.

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